AVC e Enxaqueca

Acidente Vascular Cerebral – AVC

O Acidente vascular cerebral (AVC) está entre as principais causas de invalidez no mundo. O AVC acontece quando o suprimento de sangue que vai ao cérebro é interrompido ou drasticamente reduzindo, impedindo que as células recebam oxigênio e nutrientes.

Em outros casos, é possível que um vaso sanguíneo se rompa, causando uma hemorragia cerebral. As principais causas por trás dessas ocorrências são: Aneurisma, MAVs - Malformações arteriais cerebrais e hipertensão arterial.

Qual relação entre o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a enxaqueca?

É comum o paciente com enxaqueca relatar o medo de ter um AVC em virtude da intensidade da dor. “Doutor, estava a ponto de ter um derrame!” Apesar da forte dor, esta magnitude isolada, não define um risco de se ter um evento isquêmico ou hemorrágico na crise.

No entanto, alguns trabalhos evidenciam um maior risco de AVC em alguns casos específicos de pacientes com enxaqueca. Nove estudos mostraram um risco 1,73 maior de ser ter um AVC isquêmico em pacientes com enxaqueca com aura em comparação com pacientes sem enxaqueca. No grupo com enxaqueca sem aura o risco se mostrou menor. Subgrupos demonstraram um maior risco: Mulheres, abaixo de 45 anos, tabagista e usuários de anti-concepcional oral.

Não se sabe ao certo o que leva a pessoas com enxaqueca com aura a ter este maior risco. Alguns estudos sugerem um maior risco cardiovascular e maior tendência a um estado de maior coagulabilidade sanguínea nestes indivíduos.

De qualquer forma, o seguimento por profissional especializado e o controle dos fatores de risco já estabelecidos, como evitar o tabagismo, a obesidade, o diabetes e a dislipidemia (colesterol elevado) são recomendados. Assim como manter hábitos saudáveis com atividades físicas e alimentação balanceada.