A cefaleia do tipo tensão, anteriormente chamada cefaleia tensional, é um tipo de dor de cabeça extremamente comum, praticamente em todas as faixas etárias. Assim como a enxaqueca, tem um forte impacto sócio-econômico em nossa sociedade, seja por questões laborais, de produtividade ou pelo abuso de analgésicos a que pode levar.
Recentemente foi subdividida em subgrupos de acordo com sua frequência, podendo seus indivíduos ter crises pouco frequentes e serem medicados com um simples analgésico S.O.S; até os casos em que há importante limitação funcional e necessidade de medicação preventiva contínua e outras abordagens.
Geralmente uma dor em todo crânio é presente com hipersensibilidade à palpação de musculatura pericraniana, sendo muitas vezes referida como uma pressão ou um "aperto" contínuo na cabeça. Ao contrário da enxaqueca, não piora com atividades físicas do dia-a-dia e na maioria das vezes se apresenta em uma intensidade leve a moderada. Entre as principais causas da cefaleia do tipo tensão, temos:
- Repouso insuficiente;
- Má postura;
- Estresse emocional ou mental, incluindo depressão;
- Ansiedade;
- Cansaço;
- Fome;
- Excesso de exercícios.
Sintomas de Cefaleia do tipo tensão
Além da dor em volta da cabeça, é possível que a pessoa com essa cefaleia sinta dores na testa e/ou na parte de trás da cabeça. No entanto, não existe uma regra. Existem pacientes que relatam que a dor começa na nuca e vai para a frente do rosto, atingindo ambos os lados. Outra área que pode ser afetada são: nunca, músculos dos ombros e das costas.
Os principais sintomas da cefaleia do tipo tensão, são:
- Leve dor ou pressão na frente, topo ou lateral da cabeça;
- Dor de cabeça que ocorre no final do dia;
- Dificuldade em adormecer e manter o sono;
- Fadiga crônica;
- Irritabilidade;
- Dificuldade de concentração;
- Sensibilidade à luz ou ruído
- Dores musculares.
Por conta dessas complicações, a cefaleia do tipo tensão precisa de um acompanhamento médico para seu tratamento adequado.