As dores de cabeça causadas pelo esforço físico, conhecida como Cefaleia primária do esforço físico, é um tipo de dor provocada pela atividade física exaustiva e ocorre predominantemente em altitudes elevadas e em clima quente. Faz parte de um grupo especial listado na Classificação Internacional de Cefaleias, dentro do grupo de cefaleia primárias, ou seja, sem uma causa orgânica específica. No entanto, deve ser investigada com exames de imagem e outros testes, por profissional da área de forma a se excluir aneurismas, trombose venosa e outras causas secundárias. Não se pode confundir a cefaleia do esforço físico com uma simples dor de cabeça agravada em atividades físicas, pois no último caso, pode ser consequência de um esforço maior e momentâneo.
Tratamento para dores de cabeça causadas por esforço físico
Basicamente o tratamento para pacientes com dores de cabeça por esforço físico se faz com medicamentos para abortar as crises, e para profilaxia, ou seja, para evitá-las e reduzi-las em frequência. A escolha vai depender do perfil do paciente, da frequência das crises, etc.
É importante ressaltar que de uma forma geral as atividades físicas são recomendadas e grandes aliadas dos pacientes na luta contra a enxaqueca crônica. Respeitar seus limites e seguir com a avaliação e acompanhamento por profissional capacitado é recomendado.
Nos casos de enxaqueca crônica, quando há pelo menos 3 meses, o paciente apresenta mais de 15 dias mensais de dor, sendo a maioria com características de enxaqueca, também é possível seguir procedimentos como a com a toxina botulínica - o Botox para enxaqueca.