Existem muitos fatores que podem desencadear uma crise de enxaqueca, como alimentos, sono ou até mesmo fatores fisiológicos ou psicológicos. Além destes, odores e perfumes ativem neurotransmissores que servem como gatilhos para dores de cabeça. Os odores têm a capacidade de desencadear sensações físicas reais. Ao sentir o cheiro de lixo, por exemplo, o paciente pode ter náuseas e até mesmo vômito. Ao sentir o odor de alguma comida o paciente pode salivar e sentir fome. Os odores mais perfumados, como de perfumes, embora sejam agradáveis, também podem desencadear fortes dores de cabeça. Portanto, recebemos frequentemente pacientes reclamando de crise de enxaqueca por causada de odores.
Tratamento para enxaqueca causada por odores
Basicamente o tratamento para pacientes com crises de enxaqueca causadas por odores se faz com medicamentos para abortar as crises, e para profilaxia, ou seja, para evitá-las e reduzi-las em frequência. A escolha vai depender do perfil do paciente, da frequência das crises e etc. Conjuntamente, nestes casos específicos, orientações com relação a mudanças de hábitos e comportamentais de forma a evitar odores desencadeantes devem ser tomadas. Por exemplo, uso de máscaras em ambientes de trabalho (pintores, frentistas, trabalhadores da indústria química, etc), evitar o uso diário de perfumes e contato com alimentos e outras substâncias irritantes.
Nos casos de enxaqueca crônica, quando há pelo menos 3 meses, o paciente apresenta mais de 15 dias mensais de dor, sendo a maioria com características de enxaqueca, também é possível seguir procedimentos como a com a toxina botulínica - o Botox para enxaqueca.