As crises de enxaqueca podem ser desencadeadas por fatores comportamentais, emocionais, hormonais e também alimentares. A enxaqueca pode ser causada pelos seguintes alimentos: o café, refrigerantes, chocolates e comidas muito gordurosas e condimentadas.
Para os pacientes que não querem decorar uma grande lista de alimentos, uma grande dica é: quanto mais saudável e natural, melhor! Alimentos industrializados, ricos em corantes, conservantes, estabilizantes e realçadores de sabor, como o glutamato, tem forte relação com as crises. Molhos de tomate, banana verde e até melancia são citados, em menor frequência como desencadeantes.
Tratamento para enxaqueca causada por alimentos
A principal recomendação é avaliar a relação das crises de acordo com os hábitos alimentares de cada paciente, uma vez que apesar de bem conhecidos, tais alimentos não são obrigatoriamente gatilhos de crises em todos os pacientes.
Sendo assim, uma pessoa pode por exemplo se privar de chocolate, ou café, sem que estes sejam necessariamente seus principais desencadeantes de crises. Um diário de dor, onde alimentos, qualidade do sono, estresse e outros hábitos possam ser anotados e relacionados com as crises torna-se um grande aliado.
Da mesma forma, assim como existem alimentos que podem aumentar as dores de cabeça, existem os que possuem efeito oposto. Gorduras do bem, como azeite de oliva, da sardinha e do salmão; assim como alimentos que liberam serotonina, como banana, maracujá, arroz integral; e os anti-histamínicos, como cravo, canela e gengibre, são excelentes opções de um tratamento preventivo para dores de cabeça causada por alimentos.