Enxaqueca com aura

Enxaqueca com Aura

A enxaqueca com aura é uma doença neurológica que consiste em crises precedidas de sintomas visuais ou sensitivos. Entre os indivíduos com enxaqueca aproximadamente, 20%-30% apresentam aura. O nome se refere justamente às sensações que os portadores observam pouco antes da enxaqueca começar. Geralmente, a aura pode durar entre alguns minutos e uma hora.

A aura visual é a mais comum, com os Escotomas Cintilantes, descritos pelos pacientes como pontos de luz ou “vagalumes”. Sintomas sensitivos como “agulhadas” e “dormências” e a afasia (perda da fala), também são muito comuns. As enxaquecas com aura têm sido alvo de muitos estudos por sua maior relação com eventos isquêmicos nas crises e a uma maior chance de um acidente vascular cerebral. Muitos pacientes com enxaqueca podem também apresentar os pródromos da crise, que são alterações que ocorrem horas ou até dois dias das crises, e se apresentam com fadiga, dificuldade de concentração, tensão cervical, bocejos, aversão à luz ou ao barulho, palidez ou turvação visual.

Causas da enxaqueca com aura

As causas exatas responsáveis pela enxaqueca com aura ainda necessitam de maiores estudos. No entanto, há uma maior atenção dada aos eventos vasculares que ocorrem durante a aura, que associam seus portadores a um maior risco de AVC, principalmente em mulheres abaixo dos 45 anos. O risco ainda se eleva consideravelmente quando se associam uso de anticoncepcional, obesidade e tabagismo.

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Entre em contato