A enxaqueca sem aura é responsável por acometer a maioria dos pacientes enxaquecosos. As suas características são: pelo menos 5 crises (que duram entre 4 a 72 horas), manifestação de náuseas/vômitos e/ou aversão à luz ou ao barulho, dor pulsátil/unilateral ou dor de moderada a intensa e agravamento com esforço físico.
Quando falamos em frequência de crises, a enxaqueca pode ser dividida em crônica - quando há mais de 15 dias de dor por mês; ou episódica, se a frequência for menor. Problemas de enxaqueca são mais comuns em mulheres, principalmente em idade fértil, entre 20 a 40 anos. No entanto, até mesmo crianças podem sofrer com crises de enxaqueca.
Gatilhos para enxaqueca sem aura
As causas exatas responsáveis pela enxaqueca ainda são desconhecidas para os especialistas da área. No entanto, há um consenso de que elas estão ligadas com alterações do cérebro, além de possuírem forte influência genética. A enxaqueca se inicia quando as células nervosas (já em estado de hiperexcitabilidade) reagem a algum gatilho externo. Esse padrão é o mesmo para cada paciente, variando apenas a intensidade da dor de cabeça. A enxaqueca sem aura tem alguns gatilhos fáceis de serem identificados, são eles:
- Estresse;
- Jejum prolongado;
- Dormir mais ou menos do que o de costume;
- Mudanças bruscas de temperatura e umidade;
- Perfumes e outros odores muito fortes;
- Esforço físico;
- Luzes e sons intensos;
- Abuso de medicamentos, incluindo analgésicos;
- Fatores hormonais, principalmente em mulheres;
- Alimentos e bebidas.
Por conta dessas complicações, a enxaqueca sem aura precisa de um acompanhamento médico para seu tratamento adequado. Conte com o Dr. Jefferson para cuidar da saúde de sua cabeça. Agende já uma consulta!