Bloqueio de Nervo Occipital

O Nervo occipital é um ramo da segunda raiz da medula cervical. Se origina profundamente na região cervical, emergindo dos músculos semi-espinhal e trapézio logo acima da linha nucal e inerva a maior parte da região posterior e lateral da cabeça.

Alterações osteomusculares da região cervical, cada vez mais comuns com o uso de celulares e computadores, longas horas no trânsito e o sedentarismo, podem causar o “pinçamento” deste nervo causando uma típica cervicalgia e dor de cabeça. Basicamente o paciente se queixa de uma tensão muscular, com dor em pressão irradiada para a cabeça. Frequentemente são encontrados pontos dolorosos na musculatura crânio-facial e cervical posterior, os pontos-gatilho, referidos por alguns como “nós” ou “caroços” palpados nos músculos trapézio, semi-espinhais e temporais normalmente.

Medidas de reeducação postural, quiropraxia e fisioterapia com técnicas de alongamento e terapia manual trazem alívio em grande parte dos casos. Analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem ser prescritos numa abordagem inicial.

Muitos pacientes perguntam se não há uma injeção para enxaqueca nos casos episódicos mais frequentes, quando a toxina botulínica para enxaqueca não está indicada.

Uma opção que realizamos em nosso consultório é Bloqueio anestésico do Nervo occipital guiado por ultrassonografia, onde é feita a anestesia de todo território inervado, ou seja, todo o lado da cabeça. Em casos crônicos ou de crises há mais de 72 horas, adicionamos corticoides aos anestésicos locais para evitar uma recidiva após melhora inicial. Juntamente à infiltração dos pontos-gatilho, o procedimento muitas vezes traz alívio satisfatório e quase que imediato, permitindo que o paciente retome suas atividades e evolua com as medidas de reabilitação e ergonomia.

O Bloqueio do Nervo occipital maior e menor está indicado para o alívio agudo da enxaqueca e para os casos de Cefaleia em Salvas e cervicogênica.

Perguntas Frequentes

Quando está indicado o Bloqueio de nervo occipital ?

Quando o paciente apresenta um padrão cervicogênico de dor. Com dor irradiada para o trajeto inervado pelos nervos occipital maior e menor. Geralmente uma dor nucal irradiada para um lado da cabeça, piorando com movimentos e palpação de pontos-gatilho dolorosos em musculatura cervical. Também é indicado para crises aguda de enxaqueca e cefaleia em salvas que não melhoram com tratamento conservador usual.

Como é realizado o Bloqueio de nervo occipital ?

Através de pontos anatômicos do crânio e de exames de imagem como a ultra-sonografia, localizamos o ponto onde o nervo sai da musculatura cervical profunda e se encaminha para inervar o crânio. É feita um bloqueio com anestésico local com uma agulha de pequeno calibre. Algumas vezes, de acordo com cada caso, podem ser adicionados corticoides para reduzir a inflamação e recidiva das crises. Geralmente é bem tolerado, trazendo alívio imediato em muitos casos.

Quais as contra-indicações?

Cada caso vai ser avaliado de acordo com suas particularidades, mas de uma forma geral não está indicado o bloqueio em pacientes com alergia conhecida aos medicamentos, infecção local de pele no área a ser aplicada e uso de anticoagulantes.

Outros Tratamentos

Doutor olhando em direção ao usuário e sorrindo
Sobre o Doutor:
  • Residência Médica em NEUROCIRURGIA no Instituto de Neurocirurgia Paulo Niemeyer Santa Casa de Misericórdia do RJ de 2005 a 2009;
  • Pós-graduação em DOR no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês / São Paulo - SP - 2011;
  • Membro da IASP (International Association for Study of Pain).
Logotipo Sirio Libanês - Ensino e Pesquisa       Logotipo IASP - International Association for the Study of Pain
SAIBA MAIS
Foto do Dr. Jefferson Moreira vestindo jaleco e sorrindo para o usuário

Atendimento
Dr. Neuro

Contato - Consultório – Jundiaí

 Rua Vigário J. J. Rodrigues, 694 - Sala 41
Centro Jundiaí - SP

 (11) 2709-1198 |  11 9927.13713
dr.neuro@terra.com.br

 Atendimento
Segunda a Sexta: das 08:00 às 18:00

Contato - Consultório – São Paulo

 Rua Restinga, 113 - Sala 1702
Tatuapé - São Paulo - SP

 11 4040.4025 |  (11) 99323.2529
dr.neuro@terra.com.br

 Atendimento
Segunda a Sexta: das 08:00 às 18:00

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

Entre em contato