O Nervo occipital é um ramo da segunda raiz da medula cervical. Se origina profundamente na região cervical, emergindo dos músculos semi-espinhal e trapézio logo acima da linha nucal e inerva a maior parte da região posterior e lateral da cabeça.
Alterações osteomusculares da região cervical, cada vez mais comuns com o uso de celulares e computadores, longas horas no trânsito e o sedentarismo, podem causar o “pinçamento” deste nervo causando uma típica cervicalgia e dor de cabeça. Basicamente o paciente se queixa de uma tensão muscular, com dor em pressão irradiada para a cabeça. Frequentemente são encontrados pontos dolorosos na musculatura crânio-facial e cervical posterior, os pontos-gatilho, referidos por alguns como “nós” ou “caroços” palpados nos músculos trapézio, semi-espinhais e temporais normalmente.
Medidas de reeducação postural, quiropraxia e fisioterapia com técnicas de alongamento e terapia manual trazem alívio em grande parte dos casos. Analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem ser prescritos numa abordagem inicial.
Muitos pacientes perguntam se não há uma injeção para enxaqueca nos casos episódicos mais frequentes, quando a toxina botulínica para enxaqueca não está indicada.
Uma opção que realizamos em nosso consultório é Bloqueio anestésico do Nervo occipital guiado por ultrassonografia, onde é feita a anestesia de todo território inervado, ou seja, todo o lado da cabeça. Em casos crônicos ou de crises há mais de 72 horas, adicionamos corticoides aos anestésicos locais para evitar uma recidiva após melhora inicial. Juntamente à infiltração dos pontos-gatilho, o procedimento muitas vezes traz alívio satisfatório e quase que imediato, permitindo que o paciente retome suas atividades e evolua com as medidas de reabilitação e ergonomia.
O Bloqueio do Nervo occipital maior e menor está indicado para o alívio agudo da enxaqueca e para os casos de Cefaleia em Salvas e cervicogênica.